quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O preço médio no jogo [Devblog]

O preço médio no jogo
A atualização 2.9 lança uma nova informação nas interfaces de inventários, banco e de fim de combate... O preço médio dos objetos no servidor! 




O banco e os inventários dos jogadores lembram às vezes o esconderijo secreto dos esquilos enterrando os recursos para o inverno ou o quarto de um adolescente rebelde contra a autoridade dos pais: é um local sagrado! 

Mesmo se você fizer explodir o tamanho das bases de dados com a sua gestão desastrosa dos inventários, nós entendemos você, todo mundo adora acumular recursos, objetos, coisas, materiais, resumindo, qualquer tipo de coisa, que talvez, possivelmente, servirá um dia para algo, e você em fim encontrará uma utilidade para eles. 

"Fazer provisões é bom, mas ser rico é melhor" disse um velho Enutrof. 
Vender itens desnecessários para ser rico é agora mais fácil do que aconselhar a colocar em prática, sem um conhecimento detalhado dos preços médio dos objetos, é difícil saber quais itens vender para fazer dinheiro. 

Na atualização 2.9.0, nós adicionamos uma pequena funcionalidade que lhes permitirá saber o preço médio dos objetos presentes no seu inventário (banco, inventário do personagem, da montaria, etc) e na maioria das interfaces que exibem os objetos (receita de objetos, interface de troca, etc). 



Para isso, basta passar o mouse para saber o preço médio e se você possui vários, é possível saber o preço médio de todos igualmente. 

O preço médio é atualizado a cada 24 horas (esse tempo poderá ser maior ou menor, dependerá do seu impacto no desempenho dos servidores do jogo). Ele é calculado a partir das compras efetuadas nas lojas de venda e do modo mercador. E deve ser utilizado apenas como uma estimativa da magnitude, para lhes ajudar a medir o valor de um objeto, não deve ser levado ao pé da letra. 



Além do preço médio por objeto e lote de objetos, alguns inventários exibirão diretamente a soma total estimada do valor dos objetos presentes no inventário. Você poderá assim saber que seu banco possui milhões de Kamas potenciais em recursos, ou que os banqueiros são todos uns ladrões que cobram uma fortuna para você acessar seu banco, para que você não guarde objetos sem valor. Em ambos os casos, pode estar na hora de fazer uma limpeza. 

Para os inventários que exibirão a soma total estimada dos objetos presentes, será possível utilizar os filtros clássicos do inventário para ter uma estimativa de valor mais precisa. 

Você poderá, por exemplo, obter o valor estimado de todos os Couros ou de todos os seus objetos de criação. 

Já posso ouvir alguns jogadores se queixando: "Outra simplificação do jogo, para com essas mudanças, gosto de me machucar com minha calculadora e calcular todas as noites antes de ir dormir o valor teórico dos meus inventários em Kamas, isso me da uma sensação de ser um gênio financeiro e você vai roubar isso de mim, é a minha única razão para estar no DOFUS, é a última coisa que ainda faz querer conectar ao jogo depois de todas essas atualizações que destruíram totalmente a economia do jogo." 

Nós não acreditamos que esta seja uma simplificação abusiva do jogo, saber o preço corrente dos objetos faz parte do conhecimento do sistema econômico do jogo, e os valores médios que nós exibiremos no cliente, são valores médios, eles estão lá como um guia para ajudar os jogadores a entrar no comércio, comprando e vendendo a preços mais justos, mais interessantes para a comunidade e mais próximos da oferta e da demanda. Muitos jogadores novatos (e não tão novatos), não se atrevem a comprar ou vender certos itens porque eles têm medo de cometer erros de avaliação e de serem sancionados. Não se pode esperar de um jogador (iniciante ou não) que ele conheça os preços de todos os objetos do jogo. Esta funcionalidade não é destinada a divulgar uma informação econômica muito precisa (para que você possa sempre seguir o curso da loja de venda frequentemente) ou para fixar preços de revenda e compra aos jogadores, ele serve apenas para incentivar os jogadores a comercializar, e ajuda a medir o valor de suas posses. 

Os desenvolvedores responsáveis pela saúde das bases de dados ficaram felizes por conseguirem manipular os designers do jogo para desenvolver este recurso que irá incentivar os jogadores a se separar de uma parte do conteúdo de seus bancos e inventários. 

Para apoiar os Designers do Jogo em seu cotidiano difícil, lembre-se de ser gentil com eles.